
-
Arquitetos: Gabriel Rivera Arquitectos
- Área: 575 m²
- Ano: 2022

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Binocular, localizada em Quito, Equador, é uma residência unifamiliar construída na pandemia. Durante a COVID-19, tivemos que reconsiderar nossa forma de viver, e, portanto, repensar nossos lares. As casas também se tornaram escritórios, escolas, hospitais, academias, etc. Espaços verdes, contato com a família, tranquilidade e harmonia foram realmente valorizados. Seus proprietários, um jovem casal com uma criança pequena e outra a caminho, precisavam criar um abrigo sólido, um lugar onde pudessem ver seus filhos crescerem em um ambiente seguro cercado pela natureza. Foi dentro desse contexto que a Casa Binocular foi construída, em resposta à nova realidade e necessidades do cliente.


O objetivo era transformar a casa em um refúgio contemporâneo, um espaço confortável e inspirador que promova a unidade familiar. Para alcançar isso, foi realizada uma análise do local, considerando fatores como topografia, qualidade do solo, luz solar, vento, vista e segurança, tornando o projeto mais eficiente para aproveitar ao máximo os benefícios do terreno. As necessidades do cliente também foram levadas em conta, não apenas no nível do programa arquitetônico, mas também no nível da experiência e sensação.

Todos esses elementos, analisados na fase de planejamento e estudo arquitetônico, levaram ao seguinte conceito arquitetônico: o térreo da Casa Binocular voltado para a rua se fecha (criando uma sensação de segurança e proteção), enquanto a parte de trás se abre para um jardim (um espaço seguro projetado para ser aproveitado) através de um grande beiral, integrando os espaços interiores às áreas externas. A dupla altura na área da sala de estar e jantar permite uma relação visual e social entre o primeiro andar e o térreo, criando um espaço fluido, convidando assim seus usuários que estão na área privada a descer e se relacionar com a varanda e o jardim dos fundos.


Existem espaços na casa, tanto no térreo quanto no primeiro andar, que mudam de acordo com as necessidades do cliente. No térreo, a fachada livre se abre através de portas de correr de vidro, permitindo que o espaço interno se estenda para o exterior. Além disso, há uma grande porta de madeira de correr que tem a opção de ser aberta e integrar uma área multiuso à sala de jantar principal. No primeiro andar, há um espaço versátil que atualmente está sendo usado como sala de brinquedos, mas sua função pode mudar no futuro.

A vista, um fator definidor neste projeto, é emoldurada e realçada pelo uso de vergas e floreiras. A fachada oeste, onde estão localizados o quarto principal e o terraço, serve como um ponto de observação, permitindo ver o que acontece ao redor da casa. A fachada leste, por outro lado, onde estão os outros quartos, é protegida e voltada para o jardim nos fundos.

A percepção do espaço interno da casa, apoiada pela materialidade, gera sensações que se transformam em arquitetura. A estrutura de concreto armado exposta nos dá a sensação de solidez e segurança; os pilares de metal reciclado permitem que caminhemos e sintamos o espaço de forma mais fluida, enquanto as paredes internas brancas nos proporcionam tranquilidade e uma sensação de amplitude.

A Casa Binocular é um refúgio contemporâneo; um espaço confortável e inspirador que promove a união familiar.

















